3 venenos que consumimos diariamente

www.kinergia.pt ki@kinergia.pt 961 040 539 kinergia‬ rui moura‬ ‪‎terapeuta‬ ‎formador‬ ‎coach‬ reiki‬ ‪‎shiatsu‬ ‪‎yoga tibetano‬ ‪‎coaching ‪‎terapia‬ ‪‎formação‬ ‪‎retiros‬ ‪‎empresas ‪‎lisboa‬ ‪‎carcavelos‬ ‪‎linda-a-velha‬ ‪‎matosinhos‬ dor‬ ‪‎lesões‬ ‪‎tratamento‬ ‪‎recuperação‬ ‪‎stress‬ ‪‎ansiedade‬ ‪‎insónia‬ ‪‎depressão ‬‪‎orientação‬ ‪‎sentido‬ desenvolvimento pessoal energia resultados performance felicidade

Unir o céu e a terra é uma metáfora comum na espiritualidade e desenvolvimento pessoal, para levar as pessoas a entender que a vida não é só trabalho ou uma luta desenfreada para atingir todos os objetivos a que nos propomos. Objetivos esses, que supostamente nos irão levar a uma felicidade permanente.

É um pensamento comum, achar que se pode fazer uma coisa uma vez na vida e já está. Basta tirar um curso, conseguir um emprego, conseguir a relação, ter o filho, perder peso e tantas outras coisas, apenas uma vez., para nunca mais ter de voltar a pensar nisso. Done, Check, Finito, é meu, já está, já fiz!

Pensamos na vida de forma fixa e imutável. Encaramos todas as suas dimensões, como uma espécie de construção Lego com peças que vêm dentro de uma caixinha, que vamos tendo mais ou menos dificuldade em montar. Mas no momento em que as conseguimos montar, no momento em que tivermos aquilo que queremos, aquilo que desejamos, aí sim. Aí seremos felizes. Grande ilusão, este desejo de que a vida fique resolvida de forma permanente para nunca mais sofrer.

Isto é o 1º VENENO – A IGNORÂNCIA DA IMPERMANÊNCIA.

É comum também, ver o sofrimento daqueles que têm os seus planos de vida completamente alterados, porque na sua caixa de legos existem peças que não encaixam, peças que faltam, peças que vão chegar e partir contra sua vontade. E peças ainda, que vão ter de remediar, meias tortas, pouco dignas da nossa pessoa, pensamos nós.

Aquilo que queremos, raramente é aquilo que precisamos!

Quando aquilo que eu quero, é diferente daquilo que o mundo me oferece, eu sofro. É como se dois planos distintos entrassem em fricção e se criasse uma resistência entre eles. Esta resistência, representa tudo aquilo que eu não quero, representa tudo aquilo que vem e contraria a minha expectativa.

E a forte emoção que sinto neste momento, no momento em que estes dois planos se opõem violentamente, esta emoção, envenena e polui, a minha mente.

Isto é o 2º VENENO – A RAIVA.

Sem entender a impermanência (salvaguardando a arrogância da expressão), criamos constantemente a ilusão de que as coisas são fixas. O medo de perder, leva-nos a agarrar tudo aquilo que acreditamos ser a fonte desse prazer. Não compreendemos que a fonte de amor é interna e que não podemos agarrar fora aquilo que só existe dentro. Não conseguimos perceber que tudo aquilo a que nos agarramos, também nos agarra. Tudo aquilo que seguramos, também nos prende. O meu apego é a minha prisão. Tudo aquilo que me define, também me limita.

Isto é o 3º VENENO – O APÊGO

Uma das coisas mais difíceis que tive de fazer na vida, foi olhar ao espelho e reconhecer todas as minhas limitações, condicionamentos e imperfeições. E aceitar a minha ignorância que degenera na arrogância de achar que sei, e impede a humilde, do não saber.

Aceitar que a raiva existe em mim e me cegou e continua a cegar quando as causas e condições se reúnem. E com ela causei e posso voltar a causar sofrimento para mim e para quem me rodeia. Aceitar que o meu apego está lá em todas as coisas que eu acho que possuo. E é este mesmo apego que me torna ciumento e possessivo.

Não sei qual é o melhor caminho ou o método para transcender estes venenos, até porque a verdade é relativa. Apenas sei que a primeira coisa que temos de fazer, é aceitar que temos estes venenos dentro de nós. Apenas sei, que não podemos transcender aquilo que não conhecemos.

RUI MOURA | terapeuta ● formador ● coach

Sou fundador e diretor do KINERGIA. A minha formação académica começa com Desporto, seguido de Gestão Comercial e posteriormente evoluiu para a área Terapêutica com o Reiki, Shiatsu, Medicina Chinesa, Coaching e Filosofia Budista. Sou um espiritual prático, cheio de defeitos e com a bênção de poder fazer aquilo amo… cuidar de pessoas, aliviar a dor e vê-las sorrir.

AGENDA KINERGIA

DATA EVENTO LOCAL
14 MAI
15 MAI
CURSO REIKI NÍVEL 2 – OKUDEN
c/ Rui Moura
MATOSINHOS
Yoga Project Porto
15 MAI PARTILHA DE REIKI
c/ Alunos de Reiki
MATOSINHOS
Yoga Project Porto
18 MAI PALESTRA
Reiki, A Arte de convidar a Felicidade
LISBOA
Lisboa Racket Club
21 MAI CURSO REIKI NÍVEL 1 – SHODEN
c/ Rui Moura
LISBOA
Lisboa Racket Club
02 JUN PALESTRA
Reiki, A Arte de convidar a Felicidade
CASTELO PAIVA
5 Sentidos
04 JUN CURSO REIKI NÍVEL 1 – SHODEN
c/ Rui Moura
CASTELO PAIVA
5 Sentidos
10 JUN
12 JUN
RETIRO #ONESELF
c/ Catarina Castro e Rui Moura
BARCELOS
Seminário da Silva
01 JUL
03 JUL
CURSO SHINGON REIKI NÍVEL 1
c/ Mark Hosak
LISBOA
Centro Espiral

Informações e Inscrições

961 040 539 | ki@kinergia.pt | www.kinergia.pt

Deixar uma resposta